O retorno de Robert Downey Jr. pro MCU
O que antes começou como um rumor, foi confirmado nesse último sábado, dia 27, durante a San Diego Comic Con: Robert Downey Jr. está retornando ao MCU. Mas, não como Homem de Ferro, e sim como Doutor Destino.
Alguns insiders já sinalizavam isso, como a volta dos irmãos Russo, para dirigir os dois próximos filmes dos Vingadores. E, durante o painel da Marvel nesse sábado – que teve também os primeiros teasers de Thunderbolts* e Quarteto Fantástico (que também ganhou o título completo – The Fantastic Four: First Steps) – houve ambas as confirmações.
Para tanto, houve uma mudança de titulo – e de foco – do antes intitulado Avengers: The Kang Dynasty, o quinto filme da franquia. Como já se sabe, Jonathan Majors, ator que interpretou Kang tanto no final da primeira temporada de Loki, como em Quantumania, foi demitido da Marvel Studios devido aos casos de assédio e agressão sexual aos quais ele foi considerado culpado. Fontes diziam que o personagem iria sofrer um recast para poder estrelar o quinto filme dos Vingadores, mas parece que a Marvel preferiu adotar outro caminho e mudar não só o título do filme como também o vilão principal. Sai Kang, e entra Doutor Destino, interpretado por Robert Downey Junior, no agora nomeado Avengers: Doomsday. E a confirmação da estréia do longa para maio de 2026.
Além disso, foi anunciado o sexto filme dos Vingadores para maio de 2027, Avengers: Secret Wars.
Ainda não se sabe qual versão será essa que RDJ irá interpretar. Pode ser tanto o Doutor Destino “oficial” do MCU, como também uma variante do Tony Stark que se tornou Destino. Esses detalhes não foram revelados.
Tony Stark já foi Doutor Destino…
Embora essa notícia tenha pegado praticamente todo mundo de surpresa, já tiveram pelo menos duas ocasiões onde Tony Stark e Von Doom assumiram a identidade um do outro.
Em uma história What If… (histórias que acontecem quando algo de diferente acontece, um “o que aconteceria se…”), Tony Stark e Victor Von Doom são colegas de quarto na universidade. Um dia, Victor apresenta um laboratório para Tony, onde segundo ele, ele planejava ajudar a humanidade despertando poderes psíquicos nas pessoas. Tony ajuda e, em um dos testes, Doom prende Tony e revela seu plano: trocar ambas as mentes de corpo para que, assim, Victor (no corpo de Tony) teria acesso a todos os recursos da família Stark e poderia seguir com seus planos.
Enquanto Doom, no corpo de Stark, usa o poder da familia para virar um vilão inescrupuloso (a ponto de até matar Howard Stark), Tony (no corpo de Doom) vai pra Latveria, onde recomeça sua vida. Primeiro se rende ao alcoolismo mas depois se recupera e começa a crescer, seja se formando, como conseguindo vários titulos e trabalhando para a humanidade, fundando até mesmo as Industrias Doom.
O embate entre os dois é inevitável, com a derrota do Doom-Stark. Ele chega até a sugerir que eles troquem de corpo, mas Tony diz que o nome Stark está vinculado demais com o crime e que Doom pode fazer mais pelas pessoas.
… assim como Doutor Destino já foi o Homem de Ferro
A versão mais conhecida dessa troca de papéis com certeza foi quando no universo 616 (o universo principal dos quadrinhos) Victor Von Doom teve acesso a tecnologia Stark e decidiu trilhar o caminho do heroismo.
Em 2016, Brian Michael Bendis escreveu Infamous Iron Man, uma série que mostra Victor Von Doom assumindo o manto do Homem de Ferro. Essa série ocorre após os eventos de Guerra Civil II: após esse evento, Tony Stark fica em coma. Quando Doom visita os laboratório de Tony Stark, ele decide assumir o manto do Homem de Ferro. O real motivo dessa mudança se deve a um remorço que ele tinha de, no período das Guerras Secretas mais recente, ele ter agido como um Deus.