Resenha – Batman: o Longo Dia das Bruxas Especial
Certamente esse é um quadrinho que vai deixar uma sensação agridoce, mesmo antes de ler. Publicado em dezembro de 2021 nos EUA, ele só veio ser lançado aqui no Brasil em junho de 2022, no mesmo mês e ano da morte do ilustrador dessa HQ, Tim Sale. Tim, junto de Jeph Loeb, fizeram não só a série principal do Longo Dia das Bruxas, como também outros trabalhos tanto para a DC como a Marvel, como Superman – as Quatro Estações, Batman – Vitória Sombria, Homem-Aranha Azul, Wolverine e Gambit: Vítimas, entre outros.
Em 1996, a dupla Sale e Loeb trouxeram a minissérie Batman – O Longo Dia das Bruxas. A premissa da história é mostrar uma série de assassinatos que estão ocorrendo em Gotham em datas festivas. Além de mostrar um roteiro excelente (tanto que ganhou o Eisner em 1998 como melhor minissérie), O Longo Dia das Bruxas mostra a transformação de Harvey Dent no icônico vilão Duas-Caras. Além, é claro, de mostrar mais do submundo de Gotham.
Batman – o Longo Dia das Bruxas Especial é uma edição que comemora os 20 anos da publicação da série principal. Nessa história, vemos po Batman a procura de Julian Day – o Homem Calendário – suspeito de vários furtos. Nesse meio tempo, temos o retorno de Duas Caras, além da participação de outros personagens, como Solomon Grundy, Batgirl, Robin e Comissário Gordon.
Loeb e Sale tem uma ótima dinâmica na construção da história. O roteiro de Loeb combina muito com a arte de Sale. E com as cores de Brennan Wagner, é criado todo o clima necessário para contar esse tipo de história.
Na minha opinião, a história não chega a ter o mesmo impacto da minissérie O Longo Dia das Bruxas de 1996, mas isso não tira o mérito da história contada nesse especial. Acredito que a minissérie original tenha me conquistado talvez pelo impacto que ela teve quando li pela primeira vez ou por ter sido contado em várias partes e isso ter desenvolvido bem a história. Ou até mesmo que, na série de 1996, tivemos toda a construção da jornada que tornou Dent no Duas caras. Mas isso não tira o mérito desse especial, que é uma homenagem ao clássico.
Vale a pena conferir essa história? Sim. Se você é um fã das histórias do Homem Morcego ou gosta da arte de Sale, vale a pena adquirir. Ainda mais por ter sido um dos últimos trabalhos do desenhista. Se você não conhece a série original, dá para ler essa história. Algumas coisas talvez você precise pesquisar, mas nada que estrague a experiência, ainda mais se você está interessado em ler uma história de investigação do Batman.
O preço de capa é de R$ 17,90 e a revista possui 48 páginas. Você encontra a venda no site da Panini, na Amazon, bancas e lojas especializadas.