Conversa de Quadrinhos

Um blog para falar de quadrinhos

Fall of X: o fim da Era Krakoa?

Fall of X: o fim da Era Krakoa?

E a Marvel promete o que aparentar ser uma nova Queda dos Mutantes (uma das mais famosas sagas dos títulos mutantes na década de 1980) em Agosto deste ano, com Fall of X (Queda do X, em uma tradução literal). Seria esse o fim da era krakoana? O fim de vários conceitos que vem sido trabalhados nos últimos anos? Ou o X não significa Krakoa, nem os os mutantes, mas talvez alguém?

Vamos tentar entender um pouco sobre o que tem acontecido nos títulos X e ver o que a Marvel tem preparado. Mas antes disso, um resumo do que aconteceu até agora.

A Era Krakoa: Dawn, Reign e Destiny of X

Quando Jonathan Hickman assumiu os títulos mutantes para revitalizar as histórias do Homo Superior, após um boicote de anos, a expectativa era enorme. Afinal, ele era o criador de histórias de sucesso como East of West, Projeto Manhattan, The Black Monday Murderers (entre outras) pela Image Comics, além de ter tido passagens memoráveis pela Marvel a frente do Quarteto Fantástico e Vingadores.

Assim que ele assumiu os títulos dos X-Men, todas as revistas anteriores foram canceladas e publicadas apenas duas: House of X e Powers of X, que duraram cada uma 6 edições. Ali tinha início a Era Krakoa, com a primeira fase dessa iniciativa chamada Dawn of X (algo como Avorecer do X). Essa fase foi a responsável por várias novidades: a que Moira McTaggert sempre foi uma mutante e ajudou Xavier e Magneto a fundarem a nação de Krakoa; Krakoa sendo uma ilha onde todos os mutantes eram bem vindos; o Conselho Silencioso; os Protocolos de Ressureição; entre outros conceitos que Hickman e os demais autores estabeleceram.

Anúncio de House of X e Powers of X: o teaser já trazia algumas dicas do que estava por vir, como as flores de Krakoa, o Cérebro, Moira, entre outros

A fase Dawn of X durou até o primeiro grande crossover dos títulos mutantes, chamado X of Swords. Nesse crossover, tivemos um torneio entre os mutantes da Terra e os de Arakko, que estavam presos numa dimensão infernal (longa história, que merece um post para melhor compreensão). Ao fim dessa saga, houve a introdução de milhares de mutantes de Arakko que estavam presos nessa dimensão. A partir do final de X of Swords, começa a fase Reign of X (ou Reinado do X).

Anúncio de Reign of X: mais uma vez, alguns conceitos que seriam introduzidos nessa fase já apareciam nesse teaser, como o convite para o Hellfire Gala, Noturno tendo destaque, Arcanjo e Monet tendo destaque por conta da Corporação X, etc

Dentre inúmeras novidades, vale destacar a introdução do Hellfire Gala, um evento anual onde logo na sua primeira edição trouxe a terraformação de Marte para abrigar os mutantes que vieram de Arakko. Também tivemos a minissérie Inferno, que foi a responsável por trazer de volta a mutante Sina e fez com que Moira deixasse de ser mutante para virar vilã. A fase Reign durou até o final das minisséries X Lives of Wolverine e X Deaths of Wolverine. Na sequencia, começa a fase atual, chamada de Destiny of X (Destino do X).

Teaser de Destiny of X, com menos easter eggs que os teasers anteriores

Essa é a fase atual dos X-Men, tanto nos EUA como aqui no Brasil. Além dos títulos acima, vale destacar o eventos Dia do Juizo Final (que já terminou nos EUA mas será publicado em breve pela Panini aqui no Brasil) e os Pecados de Sinistro (Sins of Sinister no original), evento que está sendo concluido nos EUA. E logo após esse evento, começará a fase Fall of X, mas antes teremos algumas revistas que podem ser consideradas como um prelúdio para essa nova etapa.

Before the Fall e Hellfire Gala: os prelúdios para Fall of X

Após os eventos de Sins of Sinister, serão publicados 4 títulos que servirão de prévia para a Queda do X:

X-MEN: BEFORE THE FALL – HERALDS OF APOCALYPSE #1
Escrito por AL EWING, arte por LUCA PIZZARI e capa por PEPE LARRAZ

Esse one-shot vai trazer o retorno de Apocalipse, que não era visto desde o final de X of Swords, quando ele e sua família foram para Amenth. Essa revista provavelmente vai mostrar o que viver nesse mundo demoníaco mudou nele, e como ele irá reagir sobre as escolhas que o Conselho Silencioso fez em sua ausência.

X-MEN: BEFORE THE FALL MUTANT FIRST STRIKE # 1
Escrito por STEVE ORLANDO, arte por VALENTINA PINTI e capa por DAVID BALDEÓN

Esse one-shot vai trazer Jean Grey, Ciclope e Bishop indo a uma pequena cidade que foi atacada por um mutante mortal, mas nada é o que parece. O que aparenta ser uma missão de rotina, revela bem mais à medida que se aprofundam e descobrem uma verdade oculta que enviará ondas de choque através dos mutantes.

X-MEN: BEFORE THE FALL – SONS OF X #1
Escrito por SI SPURRIER, arte e capa por PHIL NOTO

Essa one-shot vai trazer a batalha entre dois titãs: Legião e Nimrod. Um homem de inúmeras personalidades e poderes contra a inteligência artificial mais poderosa deste universo. Com Noturno nas garras da Orquídea, David Haller e seus aliados terão que enfrentar a criatura que destruiu Warlock e quase levou Krakoa com ele. Mas Noturno não é ele mesmo, e os aliados de Legião também não são o que parecem ser.

X-MEN: BEFORE THE FALL – THE SINISTER FOUR #1
Escrito por KIERON GILLEN, arte por PACO MEDINA e capa por LUCAS WERNECK

Os quatro Sinistros planejam seu próximo passo nesse one-shot, consequência direta de Sins of Sinister. Os quatro Sinistros foram desmascarados e puderam experimentar o controle universal nessa saga, mas seus verdadeiros planos para os mutantes estão apenas começando.

E, após essas 4 publicações, teremos a edição 2023 do Hellfire Gala. Como dito anteriormente, o Baile de Gala do Clube do Inferno é um evento anual que Krakoa sedia. Na primeira edição (que aconteceu em várias revistas) os mutantes terraformaram Marte, tornando-o um planeta habitável e um lar para os mutantes de Arakko. Na segunda edição não houve uma revelação impactante, mas mesmo assim teve sua importância, já que na revista dos X-Men, Ciclope revelava ao mundo sobre os Protocolos de Ressureição, e o Baile serviu para que humanos e supers fossem atrás de respostas.

Em sua terceira edição, que chegará as bancas dos EUA em julho deste ano, a Marvel promete que será um one-shot que impulsionará os mutantes para um futuro imprevisível, onde os ficarão cambaleando após uma série de revelações chocantes, traições impressionantes, tragédias horríveis, mortes impossíveis, e muito mais.

Capa de X-Men: Hellfire Gala (2023)

E, com isso, vem a Queda.

Fall of X

Começando em agosto, Fall of X vai se estender por 13 revistas, algumas sendo regulares e outras sendo minisséries:

Teaser de divulgação de Fall of X, com os 13 títulos que compõem essa nova fase

Alguns títulos já eram esperados, e outros foram novidades. X-Men foi um dos títulos que tiveram menos informações, mas o que se sabe é que será uma nova formação (que será divulgada durante o Hellfire Gala) e terá a volta de Kitty Pride, que estava na revista dos Carrascos e, com o fim da revista, fez com que ela entrasse na equipe e passe a usar a alcunha de Shadowkat (trocando o C pelo K). Pela imagem que foi divulgada (abaixo) teremos uma versão da personagem mais sorrateira e ninja:

Astronishing Iceman terá como equipe criativa Steve Orlando e Vincenzo Carratù. Eles prometem mostrar Bobby explorando mais seu potencial como mutante Omega enquanto realiza feitos heróicos – com direito a um palácio de gelo na Antártica – e, ainda por cima, batendo de frente com a organização Orquídea:

Wolverine não teve muitas novidades, mas pela imagem que foi divulgada, deve se basear nas consequencias da minissérie Ghost Rider/Wolverine: Weapons of Vengeance, de Benjamin Percy e Geoff Shaw, que chegará as bancas dos EUA em agosto:

Children of the Vault terá como equipe criativa Deniz Camp e Luca Maresca, e vai se focar nos Filhos da Câmara, uma evolução dos humanos que, diferente dos mutantes que é uma evolução natural, usam tecnologia de aceleração do tempo para se tornarem seres mais evoluídos. Recentemente nos quadrinhos dos X-Men (nos EUA) eles foram postos em animação suspensa, mas pelo que parece, os eventos do Hellfire Gala vão libertá-los. E agora vão querer proteger a humanidade. Pela imagem que foi divulgada, nessa minissérie, eles irão bater de frente com Cable e Bishop, que foram capturados pela Orquídea. Será que eles vão colocar os dois mutantes contra os Filhos para proteger a humanidade?

Um dos títulos que mais surpreendeu (junto de Uncanny Spider-Man, mas desse falamos mais a frente) foi Invincible Iron Man. Tony Stark vai se juntar aos mutantes, já que as Indústrias Stark agora são lideradas por Feilong, membro da Orquídea, e inimigo dos X-Men. Algumas imagens foram divulgadas e pelo que parece será produzida uma nova versão dos Sentinelas com tecnologia Stark, e isso vai fazer com que Tony e os mutantes se unam:

Outro título que pegou muitas pessoas de surpresa foi Dark X-Men, de Steve Foxe e Jonas Scharf. Será um grupo liderado por Madelyne Pryor e composto por Destrutor, Arcanjo, Gambit, Azazel, Zero, Albert e Emplata. Essa equipe mais sombria vai atuar com QG na Embaixada do Limbo em Nova York. Para quem está com dúvida, um resumo rápido: Madelyne se tornou a nova regente do Limbo, e depois de vários acontecimentos (mostrados em Dark Web), o Limbo ganhou uma Embaixada em NY. Agora, Maddie vai reunir uma equipe para poder atuar no vácuo que os X-Men vão deixar após o Hellfire Gala:

Para quem acompanha quadrinhos a um tempo, Uncanny Avengers não chega a ser um título estranho. Na época da iniciativa Marvel Now (logo após o evento Vingadores vs. X-Men) saiu um título com o mesmo nome (aqui no Brasil, saiu como Fabulosos Vingadores), tendo em sua formação tanto mutantes como Vingadores. Agora, em Fall of X, essa mesma premissa volta, agora com uma formação nova: Capitão América, Vampira, Suplício, Deadpool, Mercúrio e Psylocke. Com roteiro de Gerry Duggan e arte de Javier Garron, uma prévia dessa revista sairá no Free Comic Book Day, evento que acontece nos EUA onde as editoras lançam revistas gratuitas. E, pelo que foi divulgado até agora, a equipe irá tentar impedir os planos do novo Capitão Krakoa, que quer causar uma nova guerra mundial. Para quem vem acompanhando as histórias dos X-Men nessa Era Krakoana, o Capitão Krakoa foi uma identidade que Ciclope usou por um tempo, enquanto o mundo acreditava que ele estava morto. E ao que tudo indica uma outra pessoa irá assumir essa identidade agora:

Realm of X será escrito por Torunn Grønbekk e com desenhos de Diógenes Neves e mostrará um grupo formado por Magia, Dani Moonstar, Medula, Pó, Curse e Typhoid Mary presas no reino de Vanaheim, tendo que enfrentar um adversário misterioso que vem acumulando poder e riqueza, enquanto tentam achar o caminho de volta para casa:

X-Men Red também participará de Fall of X a partir da edição 14, que será publicada em agosto. Com roteiro de Al Ewing e arte de Yildiray Cinar, veremos Apocalipse e Genesis, que retornarão para a Terra em Heralds of Apocalypse, declarando guerra a Arakko.

Outro título que surpreendeu foi Alpha Flight, que será escrito por Ed Brisson, ilustrado por Scott Godlewski e capas por Leonark Kirk. Nessa revista, iremos ver a Tropa Alfa voltando a atuar em território canadense, enquanto o governo começa a produzir uma nova linha de Sentinelas e reorganizar a Tropa. A equipe estará dividida em dois esquadrões: um formado por Guardião, Pigmeu, Pássaro da Neve e Shaman, e o outro formado por Estrela Polar, Nemesis, Aurora e Daken. Tendo em vista que Guardião foi visto nas páginas de X-Men Red sendo sondado pela Orquídea, o que dá para imaginar é que o esquadrão dele irá caçar mutantes, enquanto o de Estrela Polar irá bater de frente.

X-Force irá continuar e entrará em Fall of X, com roteiro de Benjamin Percy e arte de Daniel Acuña. De acordo com a sinopse divulgada, “X-Force #43 revela o novo líder da equipe, Colossus, na linha de frente com o esquadrão, mas onde ele os lidera é surpreendente”. Algo que vale a pena relembrar é que em X-Force já foi mostrado que Colossus está sendo manipulado pelo seu irmão, Mikhail, para trazer informações sigilosas de Krakoa, mas esse plot foi deixado de lado. Acredito que irão resolver essa ponta deixada em aberto.

Uncanny Spider-Man é, certamente, o título que deixou as pessoas mais confusas. Chegou-se a cogitar a possibilidade de revelarem que Peter Parker seria um mutante. Mas com o anúncio oficial desse título, foi mostrado que será Noturno quem irá usar a roupa do Homem-Aranha. Essa minissérie terá cinco edições, com roteiro de Si Spurrier, desenhos de Lee Garbett e capa de Tony Daniel, com Noturno agindo em Nova York como o Fabuloso Homem-Aranha, progendo mutantes e humanos, lutando contra inimigos do Homem-Aranha, e desvendendo um mistério envolvendo Mística.

E, para finalizar os anúncios dos títulos que vão compor a iniciativa Fall of X, teremos também o já conhecido Immortal X-Men, com roteiro de Kieron Gillen e arte de Lucas Werneck. Immortal X-Men se foca em cada um dos membros do Conselho Silencioso, e pelo que parece, dará destaque ao Professor Xavier, um dos co-fundadores de Krakoa. O Professor X parece ser o último membro que sobrou do Conselho Silencioso. Será realmente focado nele, devido aos acontecimentos do final de Sins of Sinister? Teremos as respostas em breve, talvez até no Hellfire Gala deste ano.

O que esperar de Fall of X

Fall of X está sendo divulgado como um evento que vai ser a queda dos mutantes, onde o principal inimigo da mutandade na Era Krakoa está indo pra cima deles com tudo – no caso, a Orquídea. Além disso, temos Apocalipse e Genese voltando de Amenth e declarando guerra a Arakko. Ou seja, as coisas não vão ser fáceis para os mutantes nessa fase.

Mas muitos também acreditam que esse bnão será a queda dos mutantes em si, mas talvez de seu líder, o Professor Xavier. Dos três fundadores de Krakoa, ele foi o que restou: Moira deixou de ser mutante e se tornou inimiga, e Magneto morreu na saga Dia do Julgamento. Só tem Xavier como membro fundador, e não se sabe até quando ele irá aguentar.

Pode ser a queda de Xavier? A queda de Krakoa? Ou algo a mais que ninguém consegue advinhar? Só vamos ter essa resposta mais para frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *